E se eu te dissesse que com poucos recursos você estaria apto a iniciar suas próprias produções musicais? E que o espaço em que você colocará seu material será chamado de Home Studio! E talvez agora, tenha nascido uma dúvida na sua mente, o que é um Home Studio? Acreditamos que essa palavra não é totalmente nova para você, aliás no nosso dia-a-dia facilmente conseguimos ouvir essa palavra mas se for nova para você, não faz mal algum, afinal de contas, todos os dias tem coisas novas por se aprender. E para facilitar a sua compreensão sobre o que é de facto um Home Studio, viaje conosco nessa leitura.
O mundo hoje é totalmente globalizado. E essa globalização tem cada vez mais dando um impulso naquilo que chamamos de estrangeirismos em todas as línguas. Como consequência disso temos cada vez mais termos ou frases inglesas a serem utilizadas no dia-a-dia de sociedades cuja língua oficial não é a Inglesa. Obviamente que as comunidades cuja a língua oficial é a Língua Portuguesa não ficaram longe disso e tal como frisamos anteriormente é comum ouvirmos o termo Home Studio no nosso quotidiano. Mas afinal o que é Home Studio?
Como já foi possível perceber, o termo Home Studio é um termo nativo da língua inglesa, onde Home significa casa e Studio significa Estúdio. Sendo assim, podemos facilmente traduzir Home Studio como sendo Estúdio em Casa.
Mas como surgiu o Home Studio?
Podemos categoricamente afirmar que o surgimento do Home Studio deve-se em grande parte a tecnologia. Mas porquê estamos a dizer isso? Pense conosco, numa altura em que a tecnologia não era tão desenvolvida como é hoje, os músicos das gerações bem mais antigas, muito antes dos anos 90, sofriam de certa forma para fazer suas produções. Não existiam tantos estúdios como existe hoje e os que existiam cobram valores considerados altos tendo em conta que à aquisição dos equipamentos também exigia grandes custos. Podemos até ser atrevidos e dizer que naquela altura produzir uma faixa poderia custar em torno de alguns milhares, claro, não é valor exato e como tudo sempre há exceções.
Com o crescimento da engenharia electrónica e das tecnologias no contexto geral, o cenário todo começou a sofrer uma mudança altamente considerável e com o aumento da demanda por parte de amantes da música do mundo tudo, os equipamentos foram ficando cada mais acessíveis, o áudio digital começou a ganhar muita notoriedade enquanto que as gravadoras virão seu poder diminuir aos poucos.
Dentre os fatores que impulsionaram em grande escala o surgimento do Home Studio podemos citar:
A migração do analógico para o digital, o surgindo cada vez mais de gravadores portateis e de alta qualidade, a criação de programas populares chamadas Digital Audio Workstations – ou DAWs, a possibilidade de criar melodias ou instrumentais de forma genérica usando instrumentos virtuais (Vst´s), o desenvolvimento de interfaces de aúdio (Placas) por variadas empresas, etc.
Tudo isso, diminuíu de forma considerável o custo para se gravar uma música, fazendo com que cada vez mais pessoas começassem de forma mais fácil tendo a possibilidade de adquirir esses equipamentos e começar suas produções ao conforto da sua casa e obviamente a fazer isso estará tendo um Home Studio. Hoje Mais e mais músicos estão optando por gravar e produzir em casa, em vez de alugar tempo em estúdios caros.
Por isso, no próximo post abordaremos sobre "Como montar o seu próprio Home Studio" e iniciar suas produções ao conforto da sua casa, até lá muita paz e tranquilidade.